Tipos de brackets

Pronto, você consultou seu Ortodontista e descobriu que vai precisar usar aparelho fixo. Ele(a) ofereceu a você algumas opções e modelos....e agora?

Algo que sempre gera dúvida entre os pacientes são as variações nos tipos de brackets.
Não vamos falar aqui das diferentes marcas e fabricantes, nem de sistemas mecânicos; apenas das diferenças gerais com base na sua composição e desenho.
E, antes de mais nada, vamos deixar claro: independentemente do tipo, todos eles farão o mesmo "trabalho" na sua boca. As diferenças estão no material de que são feitos e na forma como o arco será preso a eles. E sendo assim, cada qual tem vantagens e desvantagens.
E qual é o papel dos brackets no tratamento ortodôntico? São eles que fixam o arco ortodôntico nos dentes, permitindo que a força exercida pelo arco seja transmitida ao dente promovendo então a sua movimentação.
Hoje em dia existem, basicamente, 3 tipos de brackets (sem falar no aparelho lingual). E podem haver algumas combinações entre eles que veremos a seguir.

Brackets metálicos:
Este é o tipo mais comum e conhecido de bracket. É o responsável pelo famoso "sorriso metálico" de quem usa aparelho fixo. O fio ortodôntico é fixado a estes brackets com o uso de "borrachinhas" (coloridas ou não) ou com amarrilho metálico. Basicamente, sua desvantagem é a estética, que fica um pouco prejudicada por causa de sua coloração. No mais, é um sistema que oferece baixo coeficiente de atrito (o que é uma vantagem) além de ser bastante confiável e velho conhecido dos Ortodontistas.

Brackets Estéticos
Os brackets estéticos podem ser de porcelana, de policarbonato (um tipo plástico) ou de safira. Os brackets de porcelana e policarbonato tem a vantagem de serem da mesma coloração dos dentes o que os deixa muito mais discretos que os metálicos sendo quase que imperceptíveis a uma distância de conversação.
Os brackets de porcelana são muito resistentes a manchamentos, mantendo sua cor durante todo o tratamento. Contudo, costumam ser  mais frágeis e sua remoção mais é mais complicada na hora de tirar o aparelho (quando comparados com os brackets metálicos). Estas desvantagens tem sido superadas pelos fabricantes com as novas tecnologias disponíveis.
Os brackets de policarbonado, podem sofrer manchamentos (ficar amarelado) com mais facilidade devido as próprias características do material, além de serem também mais frágeis que os brackets metálicos e cerâmicos em geral. Sua única vantagem é o preço, pois costumam ser um pouco mais baratos que os brackets os cerâmicos.



Uma desvantagem dos brackets estéticos, cerâmicos ou de policarbonato, é o maior atrito que ele oferece em contato com o fio. O atrito aumentado pode dificultar algumas mecânicas ortodônticas. Por este motivo, a maioria dos fabricantes de brackets estéticos costumam oferecer modelos com a opção de slot metálico ("slot" é a canaleta onde fica o fio ortodôntico). A vantagem dos sistemas que possuem slot metálico é promoverem menor atrito que os sistemas estéticos convencionais.




Os brackets de Safira são praticamente transparentes e fornecem resultados estéticos melhores que os dois anteriores. São chamados de Safira pois a cerâmica de que são feitos (cerâmica monocristalina) passa por um processo de fundição que gera uma estrutura molecular muito semelhante com a da safira natural .




Estes brackets tem como única desvantagem o preço, pois são mais caros que os de porcelana convencional e policarbonato. Ainda assim, são a melhor opção de brackets estéticos, pois são muito mais resistentes a quebras e manchamentos que os dois anteriores além de promoverem excelente coeficiente de atrito por sua superfície ser altamente lisa.




Brackets autoligados 
Relativamente recentes no mercado, este modelo de brackets tem como característica uma "tampinha" que abre e fecha sobre o slot do bracket e serve para fixar o fio, dispensando o uso de borrachinhas ou fios de amarrilho.
A vantagem, segundo os fabricantes, é que este sistema reduz o atrito entre o fio e o bracket o que poderia "acelerar" o tratamento ortodôntico (o que não é 100% verdade). Além, é claro, de facilitar o trabalho do Ortodontista já que ele não precisa prender um a um cada bracket ao fio.
Os brackets autoligados podem ser metálicos ou de material estético. O custo, como tudo que é novidade, ainda é bastante alto.


Dra. Daniela Thys -  CROSC 5923
Mestre e Especialista em Ortodontia
www.dradanielathys.com.br
Visite nosso novo BLOG: https://www.dradanielathys.com.br/blog

50 comentários:

Unknown disse...

Olá Drª!
tenho um filho de 01 ano e 10 meses. ele ainda não tem dente. isso é normal? ja viu algum caso assim?

Miqueias Marinho

miqueiasmarinho@gmail.com

Unknown disse...

Olá bom dia!
o meu filho tem 01 ano de 11 meses e ainda não tem nenhum dente. isso é normal? ja viu algum paciente assim?

Miqueias Marinho

miqueiasmarinho@gmail.com

Dra. Daniela Thys disse...

Bom dia Miqueias
Sugiro que você leve seu filho em um(a) Odontopediatra para avaliação do caso. Nesta idade o recomendável é que já se observe a irrupção de alguns dentinhos.
Att,

Anônimo disse...

minha filha de 8 anos tem agenesia de incisivos laterais superiores,GOSTARIA de saber se esses dentes irão cair ou ficarão com eles

Unknown disse...

Fui no dentista hj e ela me disse sobre um aparelho que o ferro é nele msmo,e não nos dentes e que em media o tempo de uso eh de 6 a 8 meses menos que o convencional, estou pesquisando e não encontro o modelo queria mais informações pode me ajudar?

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Beth.
Seria interessante você conversar com seu dentista para tirar suas dúvidas sobre o aparelho proposto.
Atenciosamente, Dra. Daniela Thys

Martaluma disse...

meu filho hj tem 18anos Usa aparelho e não tem o lateral direito, não teve o de leite tb o dentista quer que eu opte por fazer um implante ou transformar os caninos estou na duvida o que escolher? O que me sugere, tenho medo dos implantes, meu filho reclama que seu sorriso é torto , pode me ajudar? Marta

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Martaluma
A decisão de manter ou fechar o espaço da agenesia depende de cada caso. Converse com o dentista do seu filho para avaliar qual seria a melhor alternativa para ele.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Dúvida disse...

Minha dúvida é sobre o fio colocado no autoligado. Ele pode ser metálico ou branco? O branco com certeza é mais estético. Porém ele pode descascar ou não?

Unknown disse...

Dra. Daniela olá. Coloquei aparelho há pouco tempo. Tenho uma dúvida, os braquetes dos meus dentes são todos iguais,exceto dos pré molares superiores,que tem umas cabecinhas pra cima. Poderia me dizer o por quê? Desde já agradeço.

Unknown disse...

Olá Dra Daniela.Coloquei aparelho recentemente. Todos os braquetes são iguais,exceto dos pré molares superiores que tem umas cabeçinhas pra cima.Poderia me explicar pra quê esse tipo de braquete serve?

Dra. Daniela Thys disse...

Olá "Dúvida"
A possiblidade de descascar dependerá do material que ele é feito e da qualidade do fio. Converse com seu ortodontista, ele poderá esclarecer suas dúvidas e ajuda-la a escolher a melhor opção.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Jane
Alguns brackets possuem ganchos. As suas posições formas dependem do tipo e do fabricante.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Unknown disse...

ola dra daniela, gostaria de saber se é possivel fazer a troca do bracket metalico pelo bracket transparente. Ja estou usando o backet metalico e gostaria de trocar por algo mais discreto.

Unknown disse...

Dr. oque são isso qui voce colocam no aparelhoo (Uma bolinha vermelhaa em cima do Brackets? )

Unknown disse...

Dr. OQUE SAO ISSO QUI VOCES COLOCAM NO APARELHO(UMA BOLINHA VERMELHA EN CIMA DO BRACKETS)

Baiano Quente disse...

Olá, gostaria de saber se os brackets de policarbonato/porcelana, quando descolam, podem ser colados novamente, assim como os de metal.

Att.

Unknown disse...

ola Dra. Daniela, sofri um acidente de moto e os dentes da frente trincaram, isso há 7 anos atras. Gostaria de saber se posso usar aparelho?

Unknown disse...

Olá queria uso aparelho fixo e queria saber pra que serve esses pontinhos coloridos nos braketes? Obs:não são as borrachinhas e sim esses pontinhos, e se eles saem sozinhos ou não? Obrigada

Dra. Daniela Thys disse...

Sim Beatriz. A substituição do aparelho metálico pelo estético é possível. Primeiramente remove-se o aparelho antigo e posteriormente faz-se a colagem do novo aparelho.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Daniel. Acredito que a sua dúvida refere-se ao marcador do bracket. Ele serve para auxiliar no posicionamento e sai durante a escovação ou pode ser removido pelo(a) Ortodontista na consulta.
Atenciosamente
Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde "Baiano Quente"
Os brackets não foram feitos para serem reciclados e reutilizados, independe do tipo. A recomendação do fabricante é que eles sejam descartados após a descolagem.
Atenciosamente Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Bom dia Alessandra.
Não há contra-indicação para uso do aparelho. É recomendado fazer acompanhamento radiográfico, pois dentes traumatizados tem mais chance de desenvolver alguns problemas.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Unknown disse...

Meu dentista explicou que serve para saber a posição certa fe colocar o brackets, e sim, saem sozinhos.

Unknown disse...

Dr. Queria saber se aparelho fixo, resolve problema de maxilar torto . . .

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Karlla
O aparelho fixo é uma forma de se aplicar força aos dentes, para movimentá-los. O que irá resolver o "maxilar torto" é o tipo/direção da força que o Ortodontista aplicará no aparelho. Portanto a solução dos problemas ortodônticos dependem do planejamento do tratamento, não propriamente do tipo de aparelho.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Anônimo disse...

Ola doutora e tipo eu tenho um dente molar o segundo do fundo e ele não cresceu por causa do último dente que o atrapalha o que isso e qual o tratamento q devo fazer

Unknown disse...

Bom dia, ontem o dentista trocou dois brackets por outros 2 mais largos nos dentes frontais superiores, mas só percebi em casa, gostaria de saber para que serve esses brackets mais largos?

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Jonas
Pela sua descrição parece que você tem impacção do segundo molar permanente. Normalmente estes casos são resolvidos com tratamento ortodôntico corretivo, com o reposicionamento do dente impactado.

Atenciosamente
Dra. Daniela Thys
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Rodrigo
O tamanho e forma dos brackets normalmente varia de acordo com a prescrição e marca dos mesmos.

Atenciosamente
Dra. Daniela Thys
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Unknown disse...

Agradeço a atenção Dra.
Boa noite!

Unknown disse...

Dra. boa tarde!
Tenho um sobrinho de 12 anos nasceu com fissura labial e fenda palatina,com o andar do tratamento teve que colocar aparelho, minha irma vive sendo chamada atenção da dentista por causa dos brackets que só vive soltando,como o tratamento é publico a dentista diz que não pode ficar desfalcando outros pacientes,me explica tem como comprar e como? tem modelo, tamanho, e por n° dos dentes e etc., sera que esse problema esta sendo causado pela cola usada e a cola tem a melhor ou pior como comprar? indica alguma.
abraço
selma

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Selma
O bracket deve ser comprado pelo profissional que irá instalar o aparelho. Pois existem diversos modelos, prescrições e tamanhos. É necessário avaliar qual o mais adequado.
O adesivo utilizado para colagem também é escolhido pelo profissional.
Sugiro conversar com o(a) profissional sobre formas e medida para evitar as quebras/ quedas dos brackets.
Atenciosamente,
Daniela Thys

Glau disse...

Doutora meus brackets não tem aquele gancho.É normal ?

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Glau
Sim, isso depende da marca e prescrição do bracket.
Atenciosamente,

Dra. Daniela Thys
Ortodontia e Ortopedia Facial
www.dradanielathys.com.br

Silvia disse...

Para que serve braqueti com ganchos nos últimos dentes e cada um com uma marca si cor diferente?

Dra. Daniela Thys disse...

Bom dia Silvia
Os ganchos podem ser utilizados para adaptação de elásticos, as vezes necessários durante o tratamento ortodôntico. As marcações coloridas servem para identificar os brackets durante a colagem do aparelho.

Atenciosamente
Dra. Daniela Thys
www.dradanielathys.com.br

Dra. Daniela Thys disse...

Olá leitores!
Além do nosso blog também possuímos duas páginas no Facebook com informações e artigos sobre Ortodontia:

- https://www.facebook.com/draortodontia/
- https://www.facebook.com/orthoforkids/ (com conteúdo voltado para mães e pais de pacientes)

Curtam nossas páginas para receberem atualizações e conteúdo!
Boa leitura! ;-)

Dra. Daniela Thys
www.dradanielathys.com.br

Unknown disse...

dra boa tarde! minha duvida e t

esyou com o aparelho a 7 meses sendo q tem dois dentes q estao pra dnetro da boca e a dra disse q ia abrir espaço primeiro pra poder puxar esses dentes.
resumindo mes passado ela colocou os brackets nesses dentes,so que um soltou pois fiz canal e ele nao tem muita resina ou esmalte nao sei a palavra certa ..quando voltei nela ela falou q ia deixar sem o brancket ..isso e normal??
todos os dentes sendo alinhados menos esse q ela tem difixuldade de colar o bracket.

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde" Unknown"
O alinhamento dos dentes pode sim ser realizado de forma parcial durante um período, se isso for necessário ou indicado para o caso.
Fico à disposição
Atenciosamente,
Daniela Thys

Para mais informações:
https://www.facebook.com/draortodontia/
http://www.dradanielathys.com.br

Unknown disse...

Doutora,
Eu sei aparelho durante um bom tempo, porém a cor de um dos Brackets acabou dissolvendo em um dos meus dentes, o que fazer nesse caso?
Já fiz raio x para verificar se ouve alguma lesão, e no raio x não deu nada...

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Unknown
NAo sei se entendi bem sua questão. Se o bracket for do tipo estético, e mudou de cor, pode ser por ele ser de policarbonato. Um tipo de bracket estético de material plástico que costuma ficar pigmentado com o tempo. Outra situação que pode ocorrer, é se houver excesso de resina ao redor do bracket, esta ficar pigmentada (escurecida).
Agora se o dente mudou escureceu o indicado é realmente buscar se há alguma lesão nele através de radiografias.
Atenciosamente,
Daniela Thys

Para mais informações visite nosso site e páginas do facebook:
www.dradanielathys.com.br
Daniela Thys Ortodotia - https://www.facebook.com/draortodontia/
OrthoforKids - https://www.facebook.com/orthoforkids/

Unknown disse...

Doutora uso aparelho autoligado a 1 ano e meio e a posição do braqueti e bem em cima dos meus dentes e meus dois dente da frente desceram muito e normal? MT obrigada

Dra. Daniela Thys disse...

Prezada Maiane Kallis
A posição de colagem dos brackets é realizada com objetivo de nivelar os dentes. Converse com seu (sua) Ortodontista sobre esta questão para avaliar se há necessidade de correção ou recolagem.

Fico à disposição.
Atenciosamente,
Daniela Thys

Para mais informações visite nosso site e páginas do facebook:
www.dradanielathys.com.br
Daniela Thys Ortodotia - https://www.facebook.com/draortodontia/
OrthoforKids - https://www.facebook.com/orthoforkids/

Unknown disse...

Olar dra Daniela, meus brackets são pequenos pq ? Meu dentista pode mudar e botar outros maiores?.

Dra. Daniela Thys disse...

Olá " Unknown"

O tamanho do bracket e sua prescrição dependem da escolha de cada profissional.

Fico à disposição!

Atenciosamente,
Daniela Thys

Para mais informações visite nosso site e páginas do facebook:
www.dradanielathys.com.br
Daniela Thys Ortodotia - https://www.facebook.com/draortodontia/
OrthoforKids - https://www.facebook.com/orthoforkids/

Unknown disse...

Olá. Hoje fui a manutenção e um braquete dos dentes da frente estava solto, a destista recolocou mas qdo cheguei em casa percebi que esse que ela recolocou é maior e um pouco diferente do que está ao lado. Isso é normal? Meu aparelho é estetico e achei que ficou estranho dois braquetes diferentes nos dentes da frente.

Janaina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dra. Daniela Thys disse...

Olá Dani
Recomendo que converse com seu(sua) Ortodontista sobre o ocorrido para esclarecer o motivo.

Fico à disposição!

Atenciosamente,
Daniela Thys

Para mais informações visite nosso site e páginas do facebook:
www.dradanielathys.com.br
Daniela Thys Ortodotia - https://www.facebook.com/draortodontia/
OrthoforKids - https://www.facebook.com/orthoforkids/

CONHEÇA NOSSO NOVO BLOG! https://www.dradanielathys.com.br/blog

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Janaína!
Recomendo que converse com seu Ortodontista para esclarecer os motivos para instalação de diferentes brackets.

Fico à disposição

Atenciosamente,
Daniela Thys

CONHEÇA NOSSO NOVO BLOG! https://www.dradanielathys.com.br/blog

Para mais informações visite nosso site e páginas do facebook:
www.dradanielathys.com.br
Daniela Thys Ortodotia - https://www.facebook.com/draortodontia/
OrthoforKids - https://www.facebook.com/orthoforkids/