Agenesia dentária

Agenesia dentária....o que é?

Agenesia é a ausência de um dente por falta de formação do mesmo. A origem da agenesia dentária pode ocorrer por uma falha na proliferação e/ou diferenciação da lâmina dental ("Lamina dental" é o tecido responsável pela formação dos dentes). A agenesia, quando ocorre, afeta principalmente a dentição permanente sendo muito rara na dentição decídua (dentes de leite).
A genética parece ser a causa mais comum, portando se há casos na família fique atento durante a troca de dentes do seu filho.
Paciente de 13 anos - Agenesia de três segundos pré-molares e de três terceiros molares. Observa-se a retenção prolongada dos segundos molares decíduos no local onde ocorreu a agenesia de pré-molares.
A agenesia pode envolver qualquer dente da arcada, sendo mais freqüente a dos terceiros molares (sisos), seguida dos segundos pré-molares e incisivos laterais superiores. Idependentemente do dente envolvido, pode ocorrer em apenas de um dos lados da arcada ou bilateralmente.

Agenesia de ambos os incisivos laterais superiores
O diagnóstico em idade precoce, permite ao profissional e aos pais considerar maior número de possibilidades disponíveis para o tratamento da condição. O sinal clínico mais freqüente da agenesia é o atraso na esfoliação (amolecimento e queda) do dente decíduo antecessor. E a confirmação se dá por meio de radiografia onde pode se observar a ausência do germe do dente permanente.
Basicamente existem duas maneiras de tratar a agenesia. O espaço do dente não-formado pode ser mantido para posterior reabilitação com implante e prótese na idade adulta (quando cessar o crescimento) ou então o espaço pode ser fechado com uso de mecânica ortodôntica. O Ortodontista irá avaliar qual a opção mais indicada para cada caso baseado nas carcterísticas dentárias, faciais e no número de dentes envolvidos.

Aqui você pode fazer o download de artigo sobre o assunto: Considerações biomecânicas...


Dra. Daniela Thys -  CROSC 5923
Mestre e Especialista em Ortodontia
www.dradanielathys.com.br
Visite nosso novo BLOG: https://www.dradanielathys.com.br/blog

126 comentários:

grasiele sc disse...

olá, tenho uma filha de 7 anos com agenesia unilateral do incisivo central superior, confirmado por radiografia. Ela esta para colocar um aparelho na semana que vem que é fixado no ceu da boca para abrir a mordida cruzada, e conversando com a dentista sobre a anomalia, tais as opções disponiveis:
1º "colar" um dente falso entre o central e o lateral; (o ruim disto é que a gengiva vai ficar um "burraco" e terá que fazer cirurgia de enxerto osseo ,para depois fazer o implante, mas e até la será que fica muito evidente o dente falso e a gengiva?);
2º extrair o central e fazer dos laterais os centrais e "gastar" a pontinha dos caninos.
3ºaumentar (alargar) os 2 laterais e o central com resina e manter entre eles um pequeno espaço para futuramente remove-las e fazer o implante, pois segundo ela ja na adolescencia é dificil a movimentação e falta de espaço para abrir-lo para implante.
Segundo ela, disse que se fosse filho dela ela faria a extração do central como na 2ª alternativa que expus. e corrigiria os espaços com aparelho.
Na minha opinião inicial eu não gostei de cara desta opção, que desperdicio extrair um dente tão bom.... mas analizando agora, talvez seja a opção mais economica e com resultados mais rapidos ja que para fazer implante , ainda tem que esperar muito.
gostaria de uma segunda opiniao profissional, porque não quero me precipitar e la na frente olhar para trás e dizer... deveriamos ter feito diferente!

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Grasiele
Agradeço seu comentário. A agenesia de incisivo central superior é bastante rara. Normalmente, se associa com a chamada "Sindrome do Incisivo Central Superior Solitário" (SICSS) onde apenas um incisivo central se forma na linha média; e pode estar associada a outros fatores sistêmicos. Não sei se este é o caso de sua filha.
Mas sinto não poder te ajudar muito. Não há como dar uma opinião ou sugestão sem ver o caso. Se você está insegura com a decisão, converse mais com sua dentista e tire todas as dúvidas. É importante que vocês estejam cientes de todos os prós e contras de cada opção de tratamento.
Att

Anônimo disse...

Olá, tenho uma agenesia na mandibula inferior, me faltam dois caninos. Meu dentista disse ser raro acontecer isso. Tenho trinta anos e agora que vou corrigir, antes não podia pois o tratamento não era muito acessivel e tinha outros planos, pois a falta dos dentes não me incomodava esteticamente, mas agora os dentes se moveram e abriu um buraco grande de um lado e esta muito feio.

Anônimo disse...

Ola,a semana passada levei a minha filha de 3 anos e 6 meses para a dentista ,a mesma disse que falta o incisivo central superior e que devido a idade dela so podera ser feita a radiografia no final do ano ,a minha duvida e a seguinte ...Existe possibilidade do dente esta alojado dentro da gengiva? agradeco desculpem a ignorancia pois sou completamente leiga no assunto obg Deus vos abençoe

Dra. Daniela Thys disse...

Olá. Sim existe a possibilidade de o dente ficar incluso. Se for o caso converse com sua dentista sobre as possibilidades de tratamento.
Att, Dra. Daniela Thys

Unknown disse...

Olá, eu tenho agenesia, não tenho os 2 incisivos laterais. Minha dentista disse que a forma mais adequada pra cudiar do meu caso seria fechar os espaços e depois transformar meus caninos em incisivos. Segui a recomendação, colocando o aparelho fixo e até agora estou gostando do resultado,pois ficar com ''buracos'' na boca é constrangedor. Queria saber se o resultado será feio. Obrigada.

Sara Bittencourt disse...

plá tenho agenesia dos dois incisivos laterais e um canino q é de leite ,sofri muito com as falhas pois sempre foi constragedor e atrapalhou na vida profissional ,pois qm ve parece q sou desdentada ,ainda os centrais ficavam separados,já adulta coloquei aparelho juntei os centrais e coloquei protese movel q usei durante anos,ela quebrou agorae nao queria colocar mais movel,falei com odentista ele me deu a ideia de fazer fixa ou implante,só que agora nao posso pagar este tratamento,então ele me deu a ideia de provisoriamente colocar aprelho com fixação de dois dentes postiços pois esteticamente quem ver vai dizer q estou de aparelho nao de protese ou sem dentes .Bem eu aceitei ,mas ainda me encomoda pois na mordida eles se movimentam. tem outra maneira de fazer isto sem a movimentação dos dentes ?

Luciane disse...

Boa noite

Tenho um bebé com 24meses a quem ainda não nasceram os incisivos laterais superiores. Já nasceram os centrais, os caninos e os 1ºs molares no maxilar sup.

No maxilar inf. tudo ok.

Gostaria de saber se é preocupante esta falha, caso não possua os dentes inclusos na dentição de leite obrigatoriamente não irá tê-los também na definitiva?

obrigada

Anônimo disse...

Tenho apenas 31 dentes. Nao tenho o incisivo central inferior. Descobri na idade adulta, já que não há nenhum sinal visivel. O que devo fazer???

Anônimo disse...

Tenho apenas 31 dentes. Nao tenho o incisivo central inferior. Descobri já na idade adulta, já que não há nenhum sinal visivel. O que devo fazer???

Anônimo disse...

Ola, tenho 14 anos e tenho agenesia nos meus primeiros molares, acontece que desde os meus 13 anos meus cisos inferiores ja nasceram completamente ,mas como tenho falta de espaço na arcada dentária eles estão semi impactados pela a gengiva, meu dentista disse que eu tenho duas opções: extrair os meus primeiro molares e usar um aparelho pra "puxar" os outros dentes e os cisos mais para frente ou fazer uma cirurgia para a extração dos meus cisos.
gostaria de sua opnião para qual das alternativas seria melhor para mim e a menos dolorida.

Anônimo disse...

Tenho o msm problema.nao sei oq faco tenho so 15 anos e fazer implante.vai demorar vei nao tem outra solucao ? Quando como o dente ae.move.quando beijo tbm isso e constragedor kkkk

Anônimo disse...

Olá Dra. Tenho Agenesia do incisivo lateral superior, mas ja uso aparelho dentário. Minha dentista disse que primeiro vai arrumar todos os dentes, pra depois ver qual é a melhor forma, implantar outro dente ou deixar do mesmo jeito, ela está correta ?

CARLA disse...

OlA TENHO 31 ANO E TENHO AGENESIA BILATERAL DO INCISIVO CENTRAL SUPERIOR, COLOQUEI APARELHO QUANDO TINHA 15 ANOS E JUNTEI OS DENTES MAS NAO GOSTEI, HOJE PENSO EM COLOCAR APARELHO E AFASTA-LOS E IMPLANTAR OS INCISIVOS SERA QUE AINDA E POSSIVEL???

Anônimo disse...

Olá meu filho tem 10 anos e tem agenesia nós 2 incisivos laterais superiores gostaria de saber qual a melhor idade de colocar o aparelho, pois já levei a vários dentistas e cada um tem uma opinião . Obrigada

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Luciane
Converse com a Odontopediatra que acompanha sua filha. Ela poderá avaliar melhor o caso e se necessário solicitar algum exame para avaliação.
Att,
Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Prezado anônimo.
O fechamento ou não do espaço no local da agenesia depende de inúmeros fatores.
Consulte um Ortodontista para que ele possa lhe indicar a melhor alternativa para o seu caso.

Dra. Daniela Thys disse...

Prezada Amanda
A conduta e a decisão para o fechamento ou não do espaço depende de cada caso. O melhor a fazer é conversar com sua dentista sobre suas dúvidas.

Dra. Daniela Thys disse...

Prezado anônimo
O ideal é você consultar um Ortodontista para avaliar se seu caso necessita de tratamento.

Dra. Daniela Thys disse...

Prezada Carla
A movimentação dentária é possível em qualquer idade.
Mas você deve consultar um(a) Ortodontista em sua região para que ele(a) avalie se o seu caso tem indicação e se vale a pena a reabertura do espaço.

Dra. Daniela Thys disse...

Prezado(a) Anônimo(a)
A decisão sobre a época para instalação do aparelho depende do estágio em que a dentição se encontra e do planejamento a ser executado. Não há uma idade "fixa".
Minha sugestão é que você converse com os profissionais para esclarecer as indicações de cada um.

Unknown disse...

Olá... Eu sofro de agenesia do sengundo pré molar superior e inferior e também de um dos incisivos lateral que no lugar dele ta o dente canino... meu dentista me recomendo fecha todos os espaços... mas pra min ia fica muito esquisito pelo fato do canino ta no lugar do incisivoo e do outro lado ja ter o incisivo...

Unknown disse...

Olá,tenho um filho com agenesia doa incisivos inferiores e laterais superioes, um canino e os premolares etc. Ele esta atualmente com 18 anos e tem problemas na mastigação. Gostaria de saber se vc pode me indicar um local para tratamento. Moro em Brasilia e já consultei vários dentistas sem sucesso. Estou disposta a levá-lo para qualquer lugar onde possa receber tratamento adequado. Tenho exames recentes caso lhe interesse . Obrigada Aldenize

Unknown disse...

Ola eu sofro de agenesia e usei aparelho durante 6 anos ,ontem quando visitei um outro dentista ele me disse que eu deveria fazer um implante pois o aparelho so acarretou mais problemas a minha arcada dentaria

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Denize, se desejar entre em contato conosco por email: contato@dradanielathys.com.br.

Michael disse...

Boa noite. Tenho agenesia nos dois incisivos laterais. Ja pus aparelho para criar espaço para implante de dois dentes. Contudo esta demorando para criar espaço. O meu dente esquerdo simplesmente parece k nao se move. Ja tenho fazendo força para criar o espaço ha uns meses mas ate agora nada. Isso é normal? Obrigado

Unknown disse...

ola doutora tenho uma filha de dose anos levei ela no dentista essa semana e descobrir que ela sofre de agenesia dos dentes 12,13,14,15,22,23,24,25, o que devo fazer fiquei assutada com a falta de tanto dentes . aguardo uma resposta.

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Bárbara
Procure um(a) especialista em Ortodontia para que o caso possa ser avaliado e planejado. O acompanhamento é importante para que o manejo do espaço dos dentes que faltam seja bem conduzido.
Atenciosamente,
Dra. Daniela

Unknown disse...

Olá Dra
Eu tenho 27 anos e possuo agenesia bilateral superior nos incisivos, também tenho diastema.
Os dentistas com quem consultei me falaram que eu deveria esperar nascer os dentes cizos para fazer um tratamento. Agora que eles já nasceram, eu gostaria de saber qual o melhor tratamento. Não sei se é possivel fazer implantes porque os dentes caninos ocuparam o lugar dos incisivos. Uma vez minha dentista falou que no meu caso seria possivel fazer um tratamento com rezisa ou porcelana.esse tratamento é seguro? nao tem problema de quebrar?

Unknown disse...

Olá, meu nome é Maria Isabel, hoje estou com 20 anos. E a anos foi diagnosticado uma agenesia total, tendo apenas um permanente. Sou de uma família carente e nunca tive condição de fazer o tratamento, porém com o passar do tem a situação está cada vez pior. Pois além da agenesia tenho também um desfalque de ossos no maxilar. Dificultando ainda mais até pra fazer implantes, necessário até um enxerto ósseo. E além de tudo agora estou com dificuldade até na fala pois o tórus está crescendo muito e deformando ainda mais a minha boca. Gostaria de saber a sua opinião o que poderia sere feito, preciso muito de ajuda. Desde já agradeço.

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Jonas. Para poder afirmar o melhor tratamento é necessário avaliar cada caso. A restauração dos caninos costuma ser um tratamento seguro. O risco de fratura existe para qualquer restauração.
Att,
Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Maria Isabel
O ideal é realizar a reabilitação com implantes assim que possível. Com o passar do tempo a tendência é que vá se "perdendo" mais osso nos maxilares.
Att,
Dra. Daniela Thys

Unknown disse...

Olá Dra.
Tenho 14 anos e caiu me um dente canino praí à 1 ano e pouco. E ele ainda não nasceu... Tenho receio que posso sofrer de agenesia. Pode me ajudar?

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Mariana
Procure um(a) profissional especialista em Ortodontia que solicitará os exames necessários para avaliar seu caso e verificar se há algum problema.
Atenciosamente, Dra. Daniela Thys

Unknown disse...

Olá Dra.
Tenho 20 anos e 4 agenesias. Duas delas são molares, uma em um pré-molar e a outra é o incisivo lateral esquerdo. O incisivo lateral e o pré-molar caíram, com 15 anos coloquei o aparelho ortodôntico e fechei os espaços. Quando tirei o aparelho, o dentista "gastou" o canino para não ficar tão evidente a falha. Apesar de pequena, me incomodo com a falha e gostaria de abrir os espaços e fazer implante. É aconselhável? Obrigada.

Unknown disse...

Olá Dra.
Tenho 20 anos e 4 agenesias. Duas delas são molares, uma em um pré-molar e a outra é o incisivo lateral esquerdo. O incisivo lateral e o pré-molar caíram, com 15 anos coloquei o aparelho ortodôntico e fechei os espaços. Quando tirei o aparelho, o dentista "gastou" o canino para não ficar tão evidente a falha. Apesar de pequena, me incomodo com a falha e gostaria de abrir os espaços e fazer implante. É aconselhável? Obrigada.

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Heloísa!
Recomendo que você procure um(a) especialista em Ortodontia para avaliar seu caso. A reabertura de espaços depende dos demais aspectos oclusais que precisam ser levados em consideração para tomada de decisão.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Unknown disse...

Ola Dr...tenho 37 temho agenesia de varios dentes na parte superiot so tem 8 dentes...usei 10 anos da minha vida aparelho e de nada adiantou hoje usou uma protese ..esse fator e genetico meu pai tem minha tia eu e dois dos meu filhos...sofei muito ate de bulling e nao qurro que meus gilhis sofram...entao estou comecando o tratamento do ee 3 anos a dentista me disse que ira colocat aprelho nele queria saber se pode acontecer isso colocar apelho ainda nis dentes de leite ja que tb tem aquele probleminha da mordida pra dentro..por favor sera que pode? Obrigda Dr. Pela atencao

Lucas disse...

Olá doutora, eu não tenho os dois incisivos laterais superiores, fiz uma radiografia em 2011 quando eu tinha 16 anos que constou que eles estão "fixados" no céu da minha boca. a doutora na época disse q eu poderia estar movendo eles pra arcada dentária porém eu teria que ser submetido a uma cirurgia a mesma me disse q poderia não ter sucesso o procedimento . Na época eu não tinha condições financeiras para isso, hoje com 19 anos é possível colocar eles na arcada dentária? Se sim .Qual a probabilidade de sucesso? Qual o tempo que leva pra eles serem colocados no lugar?

Obs: eles não estão aparente.

Aguardo respostas muito obrigado

Brener disse...

Olá, tenho 17 anos, sou estudante do primeiro período de Odontologia e tenho agenesia do incisivo lateral superior direito. Por volta dos 10 anos de idade descobri que me faltava esse dente e fiz vários exames pra descobrir se o mesmo estava incluso, porém mesmo com a ausência do dente confirmada, não recebi nenhum diagnóstico de agenesia, apenas foi dito que o dente "nunca se formou". Porém isso nunca me atrapalhou, tanto funcionalmente quanto esteticamente, já que os outros dentes ocuparam o espaço do que falta, mas temo que futuramente possa surgir uma diastema, isso é possível?

GABRIEL disse...

ola dra.

tenho 15 anos meus dentes começarao a nascer quando eu tinha 1 e 1 mes
nao tenho os dois incisivos lateral o que eu devo fazer , o tratamento e caro , e demora muito ?
obg ...

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Ana Lucia
Existem alguns problemas ortodônticos que devem ser corrigidos o mais cedo possível, pois podem interferir no crescimento dos ossos e desenvolvimento da dentição, como por exemplo a mordida cruzada. Atenciosamente, Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Lucas
É possível fazer a movimentação de dentes inclusos em qualquer idade. O sucesso ou insucesso do procedimento depende de muitos fatores e de cada caso. Sugiro que você procure um(a) especialista em Ortodontia para que avalie seu caso, para poder responder suas dúvidas.
Atenciosamente, Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde "Unknown"
O ideal é você consultar um(a) especialista em Ortodontia para que possa avaliar seu caso e verificar se há probabilidade de movimentação dos dentes que migraram para o espaço da agenesia.
A possibilidade de movimentação destes dentes depende da posição em que eles se encontram.
Atenciosamente, Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Gabriel
O ideal é você consultar um(a) especialista em Ortodontia para avaliar seu caso e esclarecer suas dúvidas sobre ele.
Atenciosamente, Dra. Daniela Thys

Unknown disse...

Boa noite Dra.

Minha sobrinha tem 1 ano e 5 meses e ainda não nasceu nenhum dente. Em uma radiografia de face solicitada pela pediatra, apareceu apenas 2 dentes de cada lado na parte de baixo e nada na parte de cima... é possível que os dentes não apareçam e ela fique banguela??

Estamos mto preocupados... Pode nos dar uma luz? Ainda há a possibilidade desses dentes aparecerem até os 2 anos de idade?

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Cris Moreira
Os dentes "de leite" costumam iniciar sua formação ainda durante a gestação, por volta do 4 mês de gravidez. Se nesta idade ainda não são visíveis radiograficamente é possível sim que não se formem mais.
Recomendo que vocês consultem uma dentista (especialista em Odontopediatria ou Ortodontia) para que verifique se a radiografia realizada é a adequada para este tipo de avaliação.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Daniela disse...

Olá meu nome é Daniela, e minha filha de 8 anos foi constatado hoje essa falta, so que no caso dela são 3 dentes os da parte superior e da frente os dois incisivos centrais e um lateral, estou em panico, a médica falou que é preciso cirurgia para retirar os germes dos dentes eu acho por que o dente não tem mas tem coisas estranhas não sei ao certo se é germe o nome estou escrevendo pois precisava falar com alguem meu pavor é tanto com poucas informações e sem dinheiro. Ela explicou que ela tem que usar proteses apos a cirurgia ate os 18 anos para depois fazer o implante. Qual seria a idade correta para o uso da protese? pois ela é tão pequena e segunda essa médica é um caso rarissimo e não é hereditário pois nem eu e nem o pai dela teve esse problema !

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Daniela
Não entendi do que se trataria a cirurgia. A agenesia é a ausência de formação do dente, não há germe dentário. Converse melhor com a profissional que está atendendo vocês para poder tirar as suas dúvidas.

Atenciosamente,
Dra. Daniela

Daniela disse...

Boa noite Dr. Daniela é assim ela não tem os 3 dentes mas tem algo que não se parece com dente por exemplo o que esta perto do incisivo lateral parece mais com um dente de tras, mal formado não parece dente segundo ela e duas manchas brancas que também não é dente. E é isso que ela falou que é necessario retirar isso!

Daniela disse...

Voltei para dizer o que aconteceu, consultei outros médicos e me foi exposto que o caso da minha pequena não é Agnésia e sim má formação dos incisivos centrais e laterais, e esta praticamente resolvido o caso com uma excelente equipe trabalhando por ela, as próximas etapas serão a retirada dos incivos centrais pois não tem como salva-los pois estão muito acima e de formato ruim e a tracção dos incivos laterais para poder arruma-los e fixar proteses para os incivos centrais neles até os 21 anos que só com essa idade estará formada a arcada para então realizar o implante!

Josi disse...

Olá Dra Daniela, o meu bebê tem 10 meses e nasceram até o momento os incisivos centrais inferiores e superiores e o incisivo lateral superior esquerdo. Estou com medo que ele não tenha o incisivo lateral superior direito. Eu gostaria de saber se pode haver um atraso ou se eles sempre nascem em pares.
Obrigada!

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Josi, o atraso ou assincronia pode ocorrer, sem que seja um problema. O ideal é levar seu bebê para avaliação de um(a) Odontopediatra para que possa avaliar o caso e te passar as orientações necessárias. Atenciosamente, Dra. Daniela Thys

grasiele sc disse...

olá Doutora.. to sempre aqui acompanhando o post, e vi, que aumentou a procura e duvidas das pessoas a respeito da agenesia, fui a 1ª a comentar este post la encima... hoje minha filha esta com 9 anos, quase 10 e um ótimo ortodontista esta acompanhando o caso dela, por enquanto estamos aguardando a troca de dentes de leite ( caiu nos últimos 3 semanas 1 canino e 2 1º pré molares superiores, ) e ainda falta muito para botarmos em prática o trabalho dele, já que optei por implantes quando ela tiver idade. assim que os caninos superiores estiverem saindo da gengiva agente avalia novamente se precisará de alguma contenção, já que ele tem uma leve inclinação em direção ao incisivos laterais , o que ocasionaria perda de espaço. será que dá para postar fotos aqui nos comentários? poderia enviar a foto da radiografia dela.

Anônimo disse...

tenho 20 anos tinha o meu primeiro molar inferior direito semi impactado nao estava a altura do segundo molar mas o terceiro molar ja esgta todo exposto, mas do lado esquerdo tenho o terceiro molar semi impactado esta metade a mostra e metade coberto com gengiva tirou uma radiografia e disse que o primeiro molar era deciduo ou seja de leite e extrai-o.
Pesquisei na internet e diz que o primeiro molar não te dente de leite em antes de nascer isto e verdade ou será que o primeiro molar era permanente

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Grasiele
Que bom que o caso de sua menina está bem encaminhado e acompanhado.
Obrigada por voltar e postar a evolução do seu caso.

Atenciosamente, Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Adriano
Os primeiros molares permanentes irrompem atrás do último dente de leite, que é o segundo molar decíduo (de leite)
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Anônimo disse...

extrairam- me o 2º molar de leite e tenho agenesia do 2º pre molar o dentista disse que ao extrair o 2ºmolar de leite o 3º molar permanente emporrava o 1º e 2º molar e que na radiografia era visivel o germe do 3º molar
mas eu no lado direito tenho o 1º pre molar o 1º ,2º e 3º molar e possivel naxer o 3º molar se tenho 25 anos.

Anônimo disse...

ola
e o seguinte tenho 27 anos e fui ao dentista pela primeira vez, tinha um dente abaixo da altura dos outros o dentista tirou radiografia e disse que era de leite ou seja tenho agenezia do 2º pre molar inferior e extraiu-me o 2º molar de leite e.
depois andei a pesquisar na Internet e nos comentários dos dentistas e das pessoas diz que não faz mal ter dentes de leite quando não há o permanente.

Unknown disse...

Boa tarde Dra

Minha filha tem 13 anos e desde o 7 descobrimos que ela tem Agenesia dos 2 incisivos central inferior e nos 2 segundos molares inferiores. (OK AGENESIA EM 04 DENTES INFERIORES???)

Os incisivos cairam qdo ela tinha uns 08 anos, porem fui aconselhada a não mexer ate que ela completa-se os 13 anos para que a carga dentaria dela se forma-se e dai podemos ver o que vamos fazer.

no lugar dos incisivos apesar de serem 2 ficou um buracos de alguns milimetros

Bem primeiro todas as pesquisas que fiz não vi casos como o dela que são 04 dentes na carga dentaria inferior...

acho que no caso dela o melhor e trazer os dentes para frente e fechar o espaco dos incisivos ... estou correta ????

Tem algum risco dos segundos molares cairem ????

bem amanha visitaremos um ortodontista, para avaliarmos mais uma vez o caso e agora ja podemos fazer algo.


att

Camila

Anônimo disse...

tenho agenesia nos 2ºs pre molares inferiores sendo que do lado direito tenho o 1º pre molar e o 1º molar juntos + o 2º e o 3ºmolar mas do lado esquerdo caiu-me agora com 23 anos caiu o 2º molar de leite e agora tenho um espaço entre o 1º pre molar e o 1ºmolar mas do lado esquerdo so tenho o 1º e 2º molar
nao sei o que fazer

Anônimo disse...

ola doutora
tenho 22 anos descobri que tenho agenesia dos segundos pre molares inferiores de um lado tenho o 1º pre molar o 1º molar 2º molar e terceiro molar mas este esta metade coberto por a gengiva
mas do outro lado tenho o 1º pre molar tinha o 2ºmolar de leite que estava a avanar e foi extraido o 1º e 2º molar mas a dentista disse que era visivel o germe do 3º molar mas acho estranho porque com 22 anos ainda estar a formarse
qual o melhor tratamento

vitorsandino disse...

Ola Boa Noite....Gostaria muito de saber..
Minha Filha tem 9 Meses nasceram os dois dentes centrais de baixo e apenas um dente central em cima...Sera se isso e normal????? To preocupado....

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Paulo. Para o 3 molar irromper (se ele estiver presente) é necessário ter espaço no arco. Caso não haja, ele tende a ficar impactado (intra-ósseo ou subgengival)

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Juliana
O melhor tratamento depende de muitos fatores. O ideal é consulta um Ortodontista para que avalie qual a melhor conduta para o seu caso.

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Vitor. Não é incomum haver alguma assimetria na época de irrupção de dentes análogos. Se este período se prolongar é adequado consultar o(a) Odontopediatra para que possa avaliar o caso.
Na realidade, o ideal é que o bebê faça sua primeira consulta com o Odontopediatra quando irrompe o primeiro dentinho (por volta de 6 meses de idade).
Atenciosamente, Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Camila
A agenesia destes dentes não é tão incomum. Estes dentes estão entre os mais frequentemente afetados pelo problema. Sim, os molares decíduos (de leite) podem ser reabsorvidos e caírem. Isso normalmente ocorre em algum momento, mesmo que não existam os sucessores permanentes.
A melhor conduta para o tratamento (abrir ou fechar os espaços) é bastante individual, depende de cada caso. Um especialista em Ortodontia poderá avaliar o que é mais adequado para o caso da sua filha.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Paulo.
Consulte com um(a) especialista em Ortodontia para que possa avaliar o que é melhor para o seu caso.
Atenciosamente, Dra. Daniela Thys

Unknown disse...

Olá doutora, tenho 23 anos, e tenho agenesia do incisivo lateral superior esquerdo, gostaria de saber se existe a possibilidade de puxar o canino para o lugar com o uso de aparelho ortodôntico (não gostaria de implantar) e qual o prazo médio desse tratamento..

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Michael
A movimentação dos caninos para o espaços dos dentes que sofreram agenesia é possível. A decisão pelo fechamento ou manutenção do espaço depende de vários fatores. Assim como o tempo de tratamento. É importante realizar uma consulta com um(a) especialista em Ortodontia para avaliar qual a melhor opção para o seu caso.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Kaciana e Lucas disse...

Meu filho tem 20 meses e os dentes inferiores nao estao nascendo em par. Elevtem 4 dentinhos do lado esquerdo e 2 do lado direito. Percebo que estao apontando outros mas so do lado esquerdo. Dos dois que ele tem do lado direito, um é na frente e outro la atras. Nem o segundo que nasce ao lado dos centrais nasceu deste lado. Isso é normal?

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Kaciana
Vocês fazem acompanhamento odontológico? Ele é muito importante, principalmente a partir do momento que nascem os primeiros dentinhos. Procurem um(a) Odontopediatra para avaliar o caso de seu menino. A assimetria pode ocorrer, sem que haja problema relacionado. Mas é bom avaliar o caso para descartar qualquer outra hipótese.
Atenciosamente, Dra. Daniela Thys

Anonimo disse...

Doutora eu tenho essa falta do incisivo lateral da frente e fiz tratamento odontológico (aparelho) quando terminei o tratamento fizeram um dente de porcelana só que o problema e que esse dente sempre cai e eu evito o maximo de comer coisas duras pra não cair este meu dente por que sempre que cai vou no dentista e eles cobram 100 reais e toda vez que cair vou ter de ficar pagando 100 reais eu fico imaginando se eu coloco hoje são 100 reais ai supondo que caia semana que vem são mais 100.. e é só dinheiro que vai não posso tarde sempre pagando mesmo que seja por mês e ainda não posso fazer implante por não ter a idade apropriada , mas ta difícil desse jeito faz muito tempo que não sei o que é uma maçã to sempre evitando estas coisa e sempre tenho maior cuidado mas parece que não resolve nada .. Queria saber se tem um outro geito pra isso ??

Unknown disse...

Oi tenho uma amiga de 16 anos, o dente de leite dela não amoleceu, ela foi ao dentista pra tirar o dente de leite, o dentista tirou raioX e disse que tinha o dente ipedindo o dente permanente de nascer, tem alguma solução pra isso? Ela sofre bastante, Eu pretendo ajuda-lá

Unknown disse...

Bom, meu BB de 1 ano está nascendo os Dentinhos e ao invés dos incisivos superiores estão nascendo os laterais seguintes, ficando uma janelinha na frente dando um aspecto de vampirinha. Os dentes inferiores nasceram normalmente. Será q isso pode ser sinal de agenesia ou é comum q nasçam mais tarde?

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Juliana. Esta inversão na cronologia pode ocorrer sem que haja algum problema envolvido. O ideal é consultar com uma Odontopediatra para que posso avaliar melhor o caso.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Raylla
O tracionamento do dente incluso pode ser realizado na maioria dos casos. Ela deve consultar com uma (um) Ortodontista para ter uma melhor orientação.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Caro "Anônimo"
Converse com seu dentista sobre outras alternativas para mascarar o espaço. Existem outras alternativas protéticas para a reabilitação que podem ser mais adequadas para o seu caso.
Atenciosamente
Dra. Daniela Thys

Unknown disse...

Boa tarde.Eu tenho um filho de 5anos que nao tem os incisivos laterais inferiores,fiz uma panoramica que diz o seguinte:¤Dentiçao mista com presença dos elementos:55ao65,75ao73,71,81,83ao85
¤Nao visualizamos,ate o momento os germes dos elementos:18,12,22,28,38,32,42,48.
Entao o que gostaria de saber é se ele tem os incisivos laterais permanentes.

Unknown disse...

Olá, minha filhinha tem 1 ano e um pouco mais de 1 mês mas não nasceu nenhum dentinho ainda! Li que existe a possibilidades de que todos os dentes podem não nascer?? fiquei muito preocupada! Isso eh possível??

Marcos Henrique Kohler disse...

Meu nome eh Elaine, estou usando a conta do meu marido, tenho agenesia em vários dentes, tenho apenas 21 dentes, e na adolescência perdi 2 e agora depois de adulta estou perdendo mais dois, eles simplesmente amoleceram, isso eh normal? Estou com medo de ficar banguela antes de ficar velha, tenho apenas 24 anos e infelizmente nao tenho acesso ao tratamento pois na minha cidade já fiz orçamento que fica de 21 mil reais, nunca terei acesso a isso na minha vida, tenho uma filha que eh doentinha, já gasto muito com ela, raramente sobra alguma coisa. Gostaria saber se tem alguma alternativa mais em conta, e se minha filha tbm pode acabar tendo a agenesia.

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Elaine. Não é normal os dentes caírem sem motivo, com excessão dos dentes de leite que esfoliam (caem) fisiologicamente. A agenesia costuma ter um componente hereditário sim, é interessante investigar.
Atenciosamente, Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Bianca. Agenesias completas são condições raras normalmente associadas a outros problemas sistêmicos. Atrasos podem ocorrer. Mas é indicado consultar um(a) Odontopediatra para avaliar o caso individualmente e acompanhar o desenvolvimento da dentição.
Atenciosamente, Dra. Daniela

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Helaine
Pela sua descrição do laudo não se verifica a formação dos incisivos laterais. Converse com seu dentista para que ele possa lhe dar as orientações necessárias.
Um abraço! Dra. Daniela Thys

Unknown disse...

Olá meu nome Viviane tenho 34 anos tenho agenesia quase total tenho 14 dentes,dois deles são decidos,o restante é de leite, já fui em várias especialistas para iniciar tratamento uns dizem que presciso de faz cirurgia de ortognica porque sou classe 3.,na verdade não sei o que faço,gostaria de uma orientação.

Unknown disse...

Olá gostaria de fazer uma pergunta...
Meu dente canino não desceu pois ele ficou encima do 2° molar (não tenho certeza se esse é o nome é o que nasce depois dos dois da frente) e o que fica depois do canino veio pro lugar do canino... Tenho como eu extrair ele é botar um aparelho pro canino descer pro seu devido lugar ?

Unknown disse...

Boa tarde!
Minha filha completou 3 anos agora sem ambos os dentes incisivos laterais superiores ter nascido (leite), na boca dela tem o espaço que é desses dentes, quando ela tinha 2 anos e meio levamos a uma dentista e ao realizar o raio-x panorâmico foi identificado que não existe nenhum dos 2 dentes para nascer. Minha dúvida é esses dentes podem vim a aparecer? Com quantos anos vamos ter que levá-la à uma nova consulta e isso pode ser a possibilidade de ser uma Agenesia dentária?

Unknown disse...

Olá Dra. Tenho 22 anos e Não tenho os incisivos laterais superiores. No momento não tenho condições de colocar implante, vou transformar minhas presas em laterias. Percebo que tenho a boca torta por falta desses dentes, será que após eu transformar minhas presas em laterais melhora o formato da minha boca?

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Josilene, o problema esquelético (ósseo) de Classe III, quando muito severo, só pode ser "resolvido" com cirurgia ortognática. O tratamento para as agenesias multiplas normalmente é conduzido pelo(a) Ortodontista e Implantodontista/Protesista. O ideal é que você consulte com um profissional de confiança para que este possa examinar o seu caso e passar as orientações. Planejar como iniciar o seu tratamento e qual a melhor sequencia de procedimentos para a reabilitação.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Werllen
A indicação de reabrir espaço para um dente impactado ou fechar o mesmo seguido da extração do dente incluso depende de alguns fatores. Recomendo que você consulta um(a) ortodontista para que seu caso possa ser avaliado.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Bom dia Adelson
Se aos 2 anos e meio nao havia sinal do germe do incisivo lateral decíduo, é pouco provável que este venha a se formar. Recomendo que tenham um(a) ortodontista acompanhando o caso para determinar qual o melhor caminho seguir.
Atenciosamente
Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Bom dia Larissa.
Recomendo que você converse com seu dentista sobre esta questão. Não há como lhe dar um parecer sem avaliar o caso.
Atenciosamente
Dra. Daniela Thys

Larissa disse...

Olá Dra. Tenho 19 anos, sou paciente classe II e também tenho agenesia de meus 2a pré-molares inferiores. Minha dentista disse que terei que extrair os mesmos superiores, porém, ainda assim finalizarei o tratamento como paciente classe II. Uso aparelho a 8 meses e os espaços entre esses dentes inferiores ja estão quase totalmente fechados, após finalizar o tratamento terá risco de voltarem a suas posições originais? Tenho medo que mesmo usando a contenção corretamente eles voltem um dia, afinal terei que extrair os outros dois superiores .. Obrigada!

Unknown disse...

Olá me chamo Caroline tenho 21 anos tenho agenesia mas meu caso e mas sério tenho em minha boca 17 dentes,minha mãe não percebeu quando eu era criança. Esso e comum ter tanta falta dentária pois nem a gengiva tenho.

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Larissa
A estabilidade depende bastante da posição dos dentes (oclusão) ao final do tratamento. Recomendo que converse com sua dentista para tirar as dúvidas sobre a maior ou menor chance de movimentação para o seu caso.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Caroline
A agenesia de múltiplos dentes é pouco comum, mas também não chega a ser rara.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Angel disse...

Olá, Boa noite.


Sou Angélica, mãe do Matheus. Meu filho tem ausência de 5 dentes - dois incisos lateral superior, inciso lateral inferior, dois incisos central inferior. Percebi anomalia ainda quando bebê, os dentes demoram nascer, e ainda assim nasceram apenas os incisos superiores bem afastados um do outro. Aos dois anos de idade procurei o dentista para averiguar e o mesmo me orientou a fazer um RX apenas com 5 anos de idade. Confirmando a ausência de 5 dentes.
Agora estou procurando um bom profissional na área para me orientar quais os passos devo dar. Pode me ajudar Dra. Daniela.

angelcmoraes@hotmail.com

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Angelica
Estes casos de múltiplas agenesias necessitam do acompanhamento de um(a) Ortodontista (profissional especialista em Ortodontia) para o planejamento dos espaços para futura reabilitação e a melhor época para intervir. Dependendo do caso também é possível planejar o fechamento do espaço de alguns dentes faltantes. É necessário avaliar o caso para definir a melhor conduta.

Atenciosamente
Dra. Daniela Thys

Unknown disse...

Olá boa noite, tenho 27 anos e um dos meus dentes inferior(dois depois do siso) nasceu apenas a coroa, então a arcada de cima não tem onde apoiar e acabou descendo e os dentes do lado também acabaram caindo para o lado esquerdo, fui a vários dentistas, me colocaram aparelho, arrancaram o siso, colocaram mola para afastar e puxar, mas nada disso resolveu, estão querendo me operar agora, mas já me informaram que pode pegar algum nervo e eu ficar sem sentir a boca, e que meu maxilar eh muito fino e o mesmo pode quebrar, eu não pensava em mexer nele mas estou começando a sentir dor! Não sei o que faço! O meu dente de leite era igual, e teve que ser arrancado! Obrigada

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Aline
Seria interessante voce consultar um(a) especialista em Ortodontia para avaliar como melhor conduzir seu caso.
Atenciosamente,
Dra. Daniela Thys

Unknown disse...

Olá. Dra
Tenho dois dentes caninos superiores. Meus incisivo laterais não nasceram e já foi comprovado com a panorâmica de que não existem. O problema é que um dos caninos teve cárie e foi tratada, mas continua a doer, é sensível e parece que está mole. E agora o que eu devo fazer?
Desde já obrigada.

Unknown disse...

Drª tenho algumas dúvidas. Possuo 4 dentes de leite que não caíram na parte superior e 2 permanentes. Meu dentista informou que tenho que fazer o tracionamento através da cirurgia e que eu poderia usar um adesivo dentário após a mesma. Isso é possível? Ou terei que ficar com um espaçamento logo na frente e encima que vai me trazer uma certa frustração? E o prazo de crescimento dos permanentes descerem? Demora muito? Pela radiografia panorâmica, os 2 dentes permanentes estão na vertical.

Unknown disse...

Drª Tenho algumas dúvidas. Possuo aos 27 anos de idade, 4 dentes de leite na parte superior e 2 dentes permanentes que não desceram. Meu dentista falou que vou ter que fazer um tracionamento desses dentes de leite. Na radiografia panorâmica, possuo esses 2 dentes permanentes na vertical. Me informou que após a cirurgia posso usar um adesivo dentário. Isso é possível? No mesmo dia da cirurgia posso colocar esse adesivo? Lido com o público, faculdade .. o espaçamento seria muito grande Drª? E o prazo de cicatrização e para descer esses dentes permanentes, será que até fevereiro já estarão alinhados? Estou com medo da cirurgia.. o processo é dolorido?

andre disse...

Ola minha filha tem 1ano e 20 dias e ela n tem nenhum Dentinho e normal ?

Dra. Daniela Thys disse...

Olá André
Com esta idade o "normal" é que alguns dentes já tenham irrompido.
Sugiro que consulte um Odontopediatra para que possa avaliar o caso.
Atenciosamente,
Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Alessandra
Converse com seu dentista sobre as suas dúvidas referente ao tratamento indicado. Com certeza ele é o mais capacitado para lhe informar sobre isso, pois conhece seu caso.
Os dentes "postiços" normalmente podem ser instalados nos espaços dos dentes que estão sendo tracionados. O momento da instalação depende de cada caso e do profissional que irá fazê-lo. O tempo de tracionamento de dentes impactados varia muito, dependendo da localização e posição do dente.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente
Daniela Thys

Dra. Daniela Thys disse...

Boa tarde Anderson
Procure um dentista para avaliar a causa da dor e mobilidade no seu dente.
Atenciosamente,

Daniela Thys
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial.

Unknown disse...

Boa tarde meu filho vai fazer nove anos em fevereiro de 2017, hj ele estava comendo bolacha e um canino superior caiu, gostaria de saber se é normal para a idade dele. Obrigada

Unknown disse...

Olá dra..boa tarde! Tenho agenesia dos dois incisivos laterais superiores, me submeti a cirurgia do implante, um deu certo e só estou esperando a colocação da coroa, o outro nao deu certo, a implantodontista mexeu por 7 vezes pq dizia q a posição nao estava boa, acabei desistindo pq fiquei com trauma, por outros problemas tb desenvolvi uma crise de ansiedade e hj nao consigo nem pensar em fazer outro implante, conversei com minha ortodontista e ela me indicou entao protese adesiva..li q nao é muito indicado.. minha pergunta é a minha ortodontista pode com o aparelho ortodôntico arrastar meu canino p q eu nao fique com falta de dente na frente? Obgda

Sophia disse...

Ola dra. A minha filha tem 22 meses e descobri que ela tem agenisia, nao vao nascer os 2 dentes frontais inferiores e e os incisivos superiores, isso ja visto em radiografia. Estou muito preocupada porque eu tambem tenho agenisia, nao nasceram 3 dentes superiores a frente e os 5 dentes inferiores tambem a frente e sofri muito com isso, o que sugere? A dra que a acompanha ja deu algumas soluçoes, mas fiquei confusa! Desde ja obrigado

aline disse...

Olá doutora.Tenho 19 anos e possuo agenesia dos incisivos laterais, fiz tratamento ortodôntico para abrir espaço e colocar implantes, porém ao término do tratamento descobrir que não posso fazer implantes e o espaço entre os dentes não é suficiente.Não estou satisfeita com a abertura dos espaços, meus dentes superiores são grandes e o espaço ficou pequeno e eu gostaria de evitar as próteses .Será que eu posso fechar esse espaço com outro tratamento ortodôntico?

Dra. Daniela Thys disse...

Bom dia Elisangela.
É um pouco cedo, apesar de a idade de troca variar bastante entre as crianças. Recomendo que você consulte um(a) especialista em Ortodontia ou Odontopediatria para avaliar o caso.
Atenciosamente,

Dra. Daniela Thys
Ortodontia e Ortopedia Facial
www.dradanielathys.com.br

Dra. Daniela Thys disse...

Bom dia Karina Oliveira
A possibilidade, ou indicação de fechar o espaço de agenesias dependem de características de cada caso. Converse com sua Ortodontista para esclarecer as possibilidades e limitações.
Atenciosamente,

Dra. Daniela Thys
Ortodontia e Ortopedia Facial
www.dradanielathys.com.b

Dra. Daniela Thys disse...

Olá "Unknown"
As possibilidades de tratamento ou reabilitação dependerão de cada caso. Sugiro conversar com sua dentista para esclarecer melhor suas dúvidas. Infelizmente não é possível fazê-lo sem examinar o caso.

Atenciosamente,

Dra. Daniela Thys
Ortodontia e Ortopedia Facial
www.dradanielathys.com.b

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Aline
Procure um especialista em Ortodontia para avaliar seu caso e a possibilidade de fechamento do espaço que foi aberto. Ortodonticamente este movimento normalmente é possível, mas precisam ser avaliadas as condições dos tecidos de sustentação dos dentes e características do caso.
Atenciosamente,

Dra. Daniela Thys
Ortodontia e Ortopedia Facial
www.dradanielathys.com.br

Unknown disse...

Sofro muito com esse problema. Minha dentição bde leite era completa, porém, a permanente não tinha 3 dentes para nascer. Dois pré molares inferiores e 1 superior. Resultado: tenho sérios problemas oclusais, perdi alguns molares na adolescência, pois desenvolvi bruxismo. Tenho 38 anos e só há uns 10 anos atrás comecei a ter real noção dá gravidade do meu problema. Já gastei muito, usei aparelho, mas continuo com muitos problemas. Hoje uso placa para dormir, evitando assim o desgastes dos dentes.

Dra. Daniela Thys disse...

Olá leitores!
Além do nosso blog também possuímos duas páginas no Facebook com informações e artigos sobre Ortodontia:

- https://www.facebook.com/draortodontia/
- https://www.facebook.com/orthoforkids/ (com conteúdo voltado para mães e pais de pacientes)

Curtam nossas páginas para receberem atualizações e conteúdo!
Boa leitura! ;-)

Dra. Daniela Thys
www.dradanielathys.com.br

grasiele sc disse...

Atualizando... Dra, minha filha usou o expansor e ajudou mto na mordida cruzada. Agora ia os colocar novamente um expansor pra ganhar mais espaço é posteriormente o uso do aparelho fixo pra alinhar, levar o central presente no lugar corretor e manter o espaço pro implante do central superior ausente. Porém eu e o ortodontista resolvemos adiar uns meses ainda o início do tratamento pois eu estou com receio de que o tratamento acabe muito antes da idade que ela possa fazer o implante. Ela fará 12 anos em Junho. Ainda estou apreensiva se ela terá perda óssea significativa durante esse período que esse espaço ficará sem dente.tendo que fazer exerto ósseo ou mesmo enxerto de gengiva. Assim que andar o tratamento vou postar aqui as atualizações pra dividir com outras pessoas que tenham o mesmo caso é assim como eu, se viu perdida e com muito poucas informações de caso similar de agenesia de incisivo central superior.

Unknown disse...

Dr. Daniela Thys,

Tenho uma filha de 1 ano e 7 messes, os dentinhos dela estão nascendo ainda mas algo que está nos assustando um pouco e chegou a preocupar a pediatra é que os insicivos superiores dela nasceram menos o incisivo lateral direito superior, porém ficou o espaço dele vazio, esse espaço pode indicar que ele ainda pode vir?
Obs. Ela nasceu com lábio leporino, e em todos os exames que fizemos vimos que atingiu apenas o lábio, ela já fez a cirurgia. Enfim, eu e minha esposa ficamos com dúvida se a questão do lábio leporino pode influenciar nesse caso, sabe de algo a respeito?
Desde já muito obrigado!

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Leandro
Somente uma radiografia pode confirmar se há o germe do dentinho ou não. O espaço pode ser mantido mesmo em caso da falta do dente. Sim, é comum haver agenesia (e/ou dente supranumerário) associada às fendas lábio-palatinas, principalmente se estas envolverem o rebordo alveolar (osso).
Atenciosamente,
Daniela Thys
Ortodontia e Ortopedia Facial

Para mais informações visite nosso site e páginas:
www.dradanielathys.com.br
https://www.facebook.com/draortodontia/
https://www.facebook.com/orthoforkids/

Unknown disse...

O amiga tenho uma menina de 7anos agora e ela também só tem um incisivo central , tô aprenessiva não sei oque fazer

Dra. Daniela Thys disse...

Prezada India Cat
Procure um(a) especialista em Ortodontia para que a melhor conduta para o caso possa ser avaliada.
Atenciosamente,
Daniela Thys

Para mais informações visite nosso site e páginas do facebook:
www.dradanielathys.com.br
Daniela Thys Ortodotia - https://www.facebook.com/draortodontia/
OrthoforKids - https://www.facebook.com/orthoforkids/

Unknown disse...

Boa noite, hoje descobrir que minha filha de 6 anos possui agenesia em 23 dentes, possuindo apenas 9 dentes a nascer. Estou muito assustada, poderiam me orientar qual a melhor opção a ser feita ?

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Sabrina
Agenesias múltiplas necessitam de tratamento multidisciplinar para definir o melhor momento para intevenção. A conduta a ser tomada é sempre individual, entao depende de cada caso.
Fico `a disposição

Atenciosamente,
Daniela Thys

Para mais informações visite nosso site e páginas do facebook:
www.dradanielathys.com.br
Daniela Thys Ortodotia - https://www.facebook.com/draortodontia/
OrthoforKids - https://www.facebook.com/orthoforkids/

Unknown disse...

Olá minha filha tem 2 anos e percebi que ela não tem os incesivos laterais. Sendo que não tem nenhum espaço para nascer, só pequenas falhas. É normal??

Dra. Daniela Thys disse...

Olá Suelem
Nesta idade o esperado é que a criança já tenha todos os incisivos em boca. Consulte um(a) Odontopediatra ou Ortodontista para avaliar o caso da sua menina.

Atenciosamente,
Daniela Thys

Visite nosso novo BLOG em: www.dradanielathys.com.br
Daniela Thys Ortodotia - https://www.facebook.com/draortodontia/
OrthoforKids - https://www.facebook.com/orthoforkids/