Os principais sintomas da apnéia do sono são o ronco e a sonolência diurna excessiva. E freqüentemente se associa com hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, perturbações da memória, atenção, concentração, capacidade de trabalho, acidentes, sonolência e distúrbios emocionais
As causas desta ocorrência podem ser: neurológicas, flacidez dos músculos da garganta, alterações ósseas (p. ex. retrognatia mandibular), dentre outras. Sendo que mais de uma causa pode estar associada. O tratamento da enfermidade dependerá do seu diagnóstico. Para que seja possível determinar a presença e a severidade da apnéia do sono, o paciente deve ser submetido a uma avaliação médica e polissonográfica (estudo em laboratório do sono). Exames do nariz e garganta, além das radiografias e/ou tomografias das estruturas faciais também são necessárias.
O tratamento desses problemas através de aparelhos intra-orais tem ganhado importância por sua facilidade de adaptação e eficácia na resolução dos sintomas. Quando há o comprometimento esquelético de estruturas faciais associado, a cirurgia ortognática combinada ao tratamento ortodôntico para avanço mandibular (e maxilar) pode estar indicada. Tanto os aparelhos intra-orais como a cirurgia ortognática têm demonstrando resultados efetivos no tratamento e solução dos casos de ronco e apnéia do sono.
Dra. Daniela Thys - CROSC 5923
Mestre e Especialista em Ortodontia
www.dradanielathys.com.br
Visite nosso novo BLOG: https://www.dradanielathys.com.br/blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário