Mentoplastia

O queixo (mento) constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face. O queixo ideal deverá observar um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico juntamente com outros setores como o nariz, olhos, boca (e dentes), etc. Se não estiver bem posicionado, poderá se apresentar em posição mais avançada ou mais retraída. A intervenção cirúrgica tentará restabelecer o equilíbrio do perfil do paciente.
A mentoplastia é a cirurgia para correção de deformidades no mento (ou queixo). Pode ser realizada para retroposicionar, avançar, encurtar ou alongar o queixo, corrigir desvios ou alterar a forma.
O primeiro passo no planejamento deve ser a verificação das arcadas dentarias e oclusão. Poderá ser necessário o Tratamento Ortodôntico prévio e até mesma a Cirurgia Ortognática combinada. Se o tratamento ortodôntico estiver indicado, este deve ser realizado antes de qualquer cirurgia na face. A posição dos dentes influencia no posicionamento dos lábios e estes por sua vez determinarão a posição do mento em relação ao perfil. Se além deste, a cirurgia ortognática estiver indicada, a mentoplastia passará a fazer parte do mesmo procedimento, sendo ambas realizadas no mesmo tempo cirúrgico.
Segue abaixo vídeo com uma demonstração de avanço do mento por Mentoplastia


Nenhum comentário: